Série: -
Autor: Ashley Audrain
Data de Leitura: 02/08/2025 ⮞ 09/08/2025
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Da autora do best-seller O impulso , um romance empolgante sobre quatro famílias cujas vidas mudam quando o impensável acontece ― e o que é perdido quando cedemos aos nossos piores desejos.
Na Harlow Street, casais de classe alta e seus filhos se reúnem para um churrasco. O verão está acabando, mas as bebidas continuam até tarde da noite.
Tudo vai bem até que Whitney, a anfitriã perfeita, assusta a todos com uma explosão furiosa com seu filho. Todos na festa ouvem os gritos e, com isso, sua máscara de perfeição se quebra em alto e bom som. Poucos dias depois, o menino cai da janela do quarto no meio da noite. Agora, a mãe está no hospital, sentada ao lado do filho, e se recusa a falar com qualquer pessoa, enquanto a vida dele está em jogo.
Ao longo de três dias tensos, quatro mulheres lidam com o que levou a essa terrível noite. O que acontece a seguir?
Explorando a inveja, as amizades femininas, o desejo e as intuições que silenciamos, Os sussurros é um romance arrepiante que marca Audrain como um grande talento da ficção psicológica.
Minha review no GoodReads
Em Rumores seguimos a história de quatro casais através das suas personagens femininas, que se tornam o centro da representação familiar. Quatro mulheres, quatro perfis distintos, todos ligados, de uma forma ou de outra, à maternidade.
Whitney, casada com Jacob Loverly e mãe de três filhos, é uma completa workaholic que coloca o seu bem-estar em primeiro lugar, negligenciando frequentemente os filhos.
Blair, casada com Aiden, vive obcecada pela sua amiga Whitney; mãe de uma menina que passou a ocupar todo o espaço na sua vida, acabou por deixar o casamento em segundo plano.
Rebecca, casada com Ben, é médica e deseja ardentemente ter filhos.
Mara, casada com Alberto — ambos portugueses emigrados — foi mãe no passado e, na actualidade, “aproveita” a velhice para observar a vida do bairro.
Tudo muda quando Xavier, de dez anos, cai da janela durante a noite. A partir daí, começam a surgir as rachas no verniz destas famílias.
Whitney terá alguma responsabilidade?
Poderia ter evitado o acidente?
E, mais importante: terá sido realmente um acidente?
Entre segredos, silêncios, violência e amizades que oscilam entre a sororidade e a toxicidade, Ashley Audrain constrói uma narrativa ágil, com personagens envolventes e complexas o suficiente para nos prender do início ao fim.
Das quatro protagonistas, senti maior empatia por Rebecca e Mara. Senti, quase na pele, as dores físicas e emocionais de Rebecca, quando o desejo de ter um filho devasta tudo e pode derrubar todas as barreiras do que é suportável. Fiquei comovida com a experiência de Mara, as suas lutas constantes no seio do próprio lar e a coragem de enfrentar, vezes sem conta, o marido para proteger o filho.