Série: Children's House #2
Autor: Yrsa Sigurðardóttir
Data de Leitura: 19/07/2025 ⮞ 27/07/2025
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Um crime antigo e uma história atroz que mobilizam o leitor até à última página. À medida que a intriga progride, as personagens ganham grande densidade e mistério.
O segundo volume da série DNA, que consagrou a dupla formada pelo detetive Huldar e a psicóloga infantil Freyja, conta a história do aparecimento de uma cápsula do tempo, doze anos após a violação e o assassínio de uma rapariga em Hafnarfjördur. Dentro da cápsula são encontradas cartas escritas por crianças que, em idade escolar, imaginam como será a Islândia em 2016, e o que acontecerá nesse ano. Mas, no meio delas, é encontrada uma mensagem anónima, com uma lista de iniciais das pessoas que virão a ser assassinadas no mesmo ano.
Só quando partes de corpos recentemente decepados começam a ser descobertas nos sítios mais insólitos é que surge a hipótese de que estas possam estar relacionadas com os nomes da lista e com um crime antigo a que se seguiu outro crime - um processo corrupto.
Minha review no GoodReads
Depois de, no ano passado, ter lido O Legado, o primeiro volume da série Children’s House, regresso a Yrsa Sigurðardóttir com o segundo da série.
Este segundo volume – O Abismo – começa com a descoberta de uma cápsula do tempo numa escola islandesa. Entre mensagens inocentes escritas por crianças do passado, surge uma carta anónima que lista as iniciais de pessoas que morreriam em 2016. O mistério adensa-se quando corpos mutilados começam a aparecer.
Um crime antigo está na origem de tudo, envolvendo temas como o abuso infantil, a pedofilia e a negligência institucional.
Os protagonistas, Freyja (psicóloga infantil) e Huldar (inspector da polícia), continuam a sua relação tensa e complexa, mas não deixam de trabalhar juntos.
Comparado com o volume anterior, gostei mais deste. Pareceu-me mais sombrio e mais viciante.
Mais um para o #CrimeNaAreia.