Título: Inês de Castro
Série: -
Autor: Isabel Stilwell
Data de Leitura: 26/05/2025 ⮞ 22/06/2025
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
A história de Inês de Castro como nunca ninguém a contou.
Inês de Castro tremia na sua presença. Afonso IV era o rei que levara à morte o meio-irmão, Afonso Sanches, o seu adorado tio que a havia recebido como uma filha. O homem que tirara tudo à sua família. O homem que a expulsara sem dó nem piedade da corte para a afastar do seu único filho, acusando-a de ser uma perigosa espia. O homem que humilhava o seu Pedro que, tropeçando nas palavras, não conseguia impor-se ao pai e afirmar o amor por ela. O homem que nascera sob a estrela de Algol, como a avisara repetidas vezes a sua querida Zulema. Algol, a estrela do demónio...
Minha review no GoodReads
Não há, na nossa História, episódio mais famoso e trágico do que o amor entre Pedro e Inês. E continua a ecoar até aos nossos dias.
A história de Inês é, no essencial, a do seu grande amor por Pedro, mas a autora optou por dar maior ênfase à fase inicial da sua vida, o que acaba por tornar a narrativa um pouco repetitiva, pois, entre intrigas de corte e batalhas, sobra pouco espaço para outros aspectos.
O desfile de personagens é gigantesco, mas gostei particularmente de Zulema e das partes dedicadas à senhora de Albuquerque.
Esperei, página após página, pelo inevitável clímax — o momento em que o destino de Inês se cumpre. Mas a sua condenação e execução acabaram por parecer apenas um apontamento breve, sem tensão, sem emoção, faltando-lhe o poder de nos tocar num desfecho que um final tão trágico merecia.