Série: -
Autor: Léonora Miano
Data de Leitura: 04/06/2025 ⮞ 25/06/2025
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
No coração de África, nas terras do clã mulongo, um incêndio grassa, e doze homens da tribo desaparecem misteriosamente. Uma mulher, uma das mães banidas da comunidade, empreende então um longo périplo, que a conduzirá à atroz verdade.
A Estação da Sombra é a odisseia dos vencidos, daqueles cuja sociedade é destruída pela aparição de um odioso comércio instaurado pelos europeus, prenunciando tempos negros em que a vileza engendra o cativeiro de todo um continente. Da prosa impregnada de misticismo de Léonora Miano, emanam o canto dos escravos acorrentados e a angústia que invade os seus entes queridos perante o inexplicável, culminando num poderoso exercício de restituição de humanidade e de voz a todos os que delas se viram privados.
Minha review no GoodReads
A tribo dos Mulongo, situada na África subsariana, bem no coração do continente, vive num total desconhecimento do mundo à sua volta, mantendo apenas relações com a tribo vizinha, os Bwele.
Mas há um dia em que uma sombra se abate sobre todo o clã. Após um grande incêndio, desaparecem doze homens. Ninguém sabe o que lhes aconteceu. Os Mulongo não conhecem o oceano — como poderiam sequer imaginar navios ou tráfico negreiro?
Mas há algo que parece certo: se os homens desapareceram, a culpa é das mulheres. Por isso, aquelas cujos filhos não foram encontrados são confinadas num canto da aldeia: <i>assim a sua dor ficará contida num lugar claramente circunscrito e não se espalhará por toda a aldeia.</i>
Contra este obscurantismo erguem-se três figuras da tribo: Mukano, que desafia a autoridade dos mais velhos e parte em busca dos desaparecidos; a carismática Eyabe, que decide também romper com os costumes da tribo, parte sozinha e chega ao oceano, aos navios negreiros — e descobre toda a verdade; e a velha Ebeise, parteira e uma das grandes vozes femininas deste romance.
Num livro onde os sonhos, a feitiçaria e o encantamento estão sempre presentes, mergulhamos num mundo onde a realidade se anuncia, se interpreta, se adivinha — através de sonhos, sinais, vozes ouvidas pelos mais sensíveis entre as personagens.
Com uma escrita fluida, vibrante e viva, este é um romance que nos põe em marcha, que nos faz avançar e sair da opacidade da sombra.
Um romance que ecoa fundo, tanto pela sua beleza como pela brutalidade da memória que convoca.
![]() |
Camarões |