Série: -
Autor: José Luandino Vieira
Data de Leitura: 14/08/2022 ⮞ 07/09/2022
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
As três narrativas aqui reunidas retratam a dura realidade dos musseques angolanos - os bairros pobres de Luanda, onde o próprio autor viveu. Essas histórias curtas, buscam na oralidade inspiração para recriar a linguagem e nos fazem lembrar da nossa própria trajetória literária.
(Three poignant stories set in the slums of Angola's capital, Luanda, during the 1940s and 1950s. Originally published in Portuguese while the author was in prison, it won the Portuguese Writers' Society's Grand Prize for Fiction in 1965.)
Minha review no GoodReads
Luuanda tem uma história atribulada. O livro foi contrabandeado para fora da prisão pela esposa de Luandino que o inscreveu no Prémio de Novelística. A obra ganhou o concurso, mas em tempos de PIDE a prisão do júri e a dissolução da instituição premiadora não permitiu que o autor recebesse o prémio.
É composto de três contos:
Vavó Xíxi e o seu neto Zeca Santos
Este primeiro conto traz a história de Zeca Santos, um rapaz desempregado que vive com sua avó, a Nga Xíxi. As personagens vivem numa situação de miséria, mesmo assim, Zeca ainda ambiciona encontrar a felicidade ao lado de sua amada Delfina.
Estória do ladrão e do papagaio
Três amigos: Lomelino dos Reis, Garrido Fernandes e João Miguel. O ponto de partida é a prisão de Lomelino, que foi apreendido com patos roubados.
Estória da galinha e do ovo
Nga Bina e Nga Zefa, duas vizinhas em conflito por causa da posse de um ovo posto no quintal de uma sendo a galinha de outra. As protagonistas e um conjunto de mulheres tentam encontrar alguém com poder de decidir a situação.
Não é uma leitura fácil, tornando-se por vezes penosa porque Luandino desvia-se do português e inclui o quimbundo e a oralidade na escrita o que quebra a fluidez da leitura.