Série: -
Autor: Patrick Modiano
Data de Leitura: 25/01/2025 ⮞ 01/02/2025
Classificação: ⭐⭐
Sinopse
Em "Domingos de Agosto" entramos num encantador labirinto de mistérios. Por que motivo o narrador fugiu das margens do Marne com Sylvia para se esconderem num obscuro quarto em Nice? Qual a origem do diamante Cruz do Sul, que Sylvia arrasta consigo como uma promessa e uma maldição? De que morreu o popular ator Aimos? Quem é Villecourt? Quem são os Neal, esse estranho casal cujo carro ostenta uma matrícula diplomática? E porque estão tão interessados em Sylvia, no narrador e no Cruzeiro do Sul? Ao longo das páginas deste misterioso e envolvente romance, onde se cruzam todos estes enigmas, nasce uma história de amor que exala um fascínio que irá domina o leitor por muito tempo.
Minha review no GoodReads
pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação [alemã]
Patrick Modiano é um escritor francês nascido a 30 de julho de 1945, em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris. Ganhou reconhecimento pelo seu estilo único, marcado por temas como a memória, a identidade e a passagem do tempo. A sua obra é frequentemente ambientada em Paris, com personagens que parecem viver num estado de busca e incerteza.
Um mistério construído através de silêncios e omissões, e que nos desafiam a preencher as lacunas da história. A ausência de explicações directas torna a leitura intrigante, mas também labiríntica, o que pode gerar alguma frustração.
Resumindo: começamos com um mistério e terminamos sem certezas absolutas, apenas com fragmentos do puzzle.