Título: Ainda estou aqui
Série: -
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Data de Leitura: 25/01/2025 ⮞ 31/01/2025
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Trinta e cinco anos depois de Feliz ano velho, a luta de uma família pela verdade
Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras.
Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.
Minha review no GoodReads
A sétima arte tem destas coisas: vai repescar uma história publicada em 2015 e dá-lhe, anos depois, o seu lugar de destaque. Foi isso que aconteceu com Ainda Estou Aqui.
Marcelo Rubens Paiva conta-nos a história da sua mãe, Eunice, do seu pai, Rubens Paiva, mas também a história de um país marcado por uma ditadura militar (1964-1985), instaurada após um golpe militar sob o pretexto de combater o comunismo.
O livro é, ao mesmo tempo, uma biografia, um testemunho e um resgate histórico. Marcelo relata a dor da perda do pai, Rubens Paiva, um ex-deputado sequestrado, torturado e assassinado pelos militares, mas centra-se sobretudo na vida de Eunice, uma mulher que se viu obrigada a reconstruir a sua existência sozinha, enfrentando o silêncio, o medo e a censura do regime.
Com uma escrita envolvente e fluida, MRP alterna entre memória e investigação histórica, e a forma como intercala passado e presente mantém-nos presos à narrativa.