Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] As parceiras - Lya Luft

       


      
   

Título: As parceiras

Série: -

Autor: Lya Luft

Data de Leitura: 02/01/2022 ⮞ 06/01/2022

Classificação: 


Sinopse

"Por que não morremos num período assim? Antes que tudo comece a esboroar. Nem sei se é no fundo ou na superfície que começa a erosão. A primeira tristeza não partilhada. A primeira solidão em que se vira as costas e, ao voltar, não se encontra mais a presença reconfortante. Apenas outra solidão, de costas. A consciência está alerta: está acabando. O resto vem depois. Todo o cortejo." Lya Luft Lançado originalmente em 1980, AS PARCEIRAS é o primeiro romance de Lya Luft, uma das mais premiadas e consagradas escritoras brasileiras. Recebido com críticas elogiosas pela imprensa - um livro raro e perfeito; acontecimento intelectual do ano - o livro é tema de estudos em diferentes universidades, já foi publicado na Alemanha e marca a chegada da obra de Lya na Editora Record. Com mais de 15 edições, AS PARCEIRAS aborda, principalmente, a contestação aos valores patriarcais. Uma visão feminina sobre uma família marcada pela morte, pela loucura, por um mundo decadente que a envolve e a desagrega. Nesta obra de estréia, Lya ensaia o mistério, o encantamento de narrativas onde a virulencia atravessa o veio das emoções humanas. Uma lembrança dos contos de fadas que a escritora devorava quando menina. As doses maciças de fantasia - princesas, bruxas e magia - a marcaram, forjando os elementos predominantes em suas obras.



Minha review no GoodReads

Por que não morremos num período assim? Antes que tudo comece a esboroar. Nem sei se é no fundo ou na superfície que começa a erosão. A primeira tristeza não partilhada.




O primeiro contacto que tive com Lya Luft foi através de uma entrevista, ouvida durante o primeiro confinamento, em 2020, num dos muitos podcasts que circulam por aí. Gostei tanto da entrevista que comprei logo uns quantos livros dela, mas só agora, depois da sua morte, é que resolvi ler este primeiro romance publicado em 1980.

É um livro pequeno, com pouco mais de 125 páginas. Está dividido em sete capítulos, um para cada dia que Analise passa no chalé de verão.

É uma história profunda, intensa e dolorosa, que vai misturando momentos do presente com memórias difíceis do passado da família de Anelise. Memórias com cheiro a alfazema.

Dei por mim a pensar sobre os “sótãos” que cada um de nós carrega. O meu é uma praia de areia branca e fina, de águas calmas, de cor turquesa, límpidas, e onde o vento chega de mansinho e quente, e de cada vez que somos abraçados por essa brisa temos uma sensação de plenitude.