Título: Olhos d'Água
Série: -
Autor: Conceição Evaristo
Data de Leitura: 04/04/2021 ⮞ 10/04/2021
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Em Olhos d'água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.
Minha review no GoodReads
São 15 contos pequeninos.
Sem pudores Conceição Evaristo retrata a realidade vivida pela população afro-brasileira. São histórias cruas, tensas, violentas, desumanas, e cheias de um realismo que choca.
Favoritos:
Olhos d’Água
Vi só lágrimas e lágrimas. Entretanto, ela sorria feliz. Mas eram tantas lágrimas, que eu me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rios caudalosos sobre a face. E só então compreendi. Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correntezas. Por isso, prantos e prantos a enfeitar o seu rosto. A cor dos olhos de minha mãe era cor de olhos d’água. Águas de Mamãe Oxum! Rios calmos, mas profundos e enganosos para quem contempla a vida apenas pela superfície.
Duzu-Querença
Estavam os dois nuzinhos. Ele em cima, parecendo dentro da mulher. Duzu ficou olhando tudo. Teve um momento em que o homem chamou por ela. Vagarosamente ela foi se aproximando. Ele, em cima da mulher, com uma das mãos fazia carinho no rosto e nos seios da menina. Duzu tinha gosto e medo. Era estranho, mas era bom. Ganhou muito dinheiro depois.(…)Dona Esmeraldina arrumou um quarto para Duzu, que passou a receber homens também. Criou fregueses e fama.
Luamanda
O amor se guarda só na ponta de um falo ou nasce também dos lábios vaginais de um coração de uma mulher para outra?
Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos
Zaíta seguia distraída em sua preocupação. Mais um tiroteio começava.(…)Balas, balas e balas desabrochavam como flores malditas, ervas daninhas suspensas no ar. Algumas fizeram círculos no corpo da menina. Daí um minuto tudo acabou.