Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Na Rua das Lojas Escuras - Patrick Modiano

         


        

Título: Na Rua das Lojas Escuras

Série: -

Autor: Patrick Modiano

Data de Leitura: 06/06/2021 ⮞ 12/06/2021

Classificação: 


Sinopse

«Deu-se então em mim uma espécie de estalido. O panorama que se avistava daquele quarto provocava-me um sentimento de inquietação, uma apreensão que eu já conhecera. Aquelas fachadas, aquela rua deserta, aquelas silhuetas de sentinela no crepúsculo perturbavam-me à maneira insidiosa de um perfume ou de uma canção outrora familiares. E tive a certeza de que muitas vezes, àquela mesma hora, ficava ali, imóvel, à espreita, sem fazer o mínimo gesto, sem ousar sequer acender a luz. Quando tornei a entrar na sala, julguei que já não havia lá ninguém, mas afinal estava a dona da casa estendida no banco de veludo. Dormia. Aproximei-me silenciosamente e sentei-me na outra ponta do banco. Uma bandeja com um bule e duas chávenas, no meio do tapete de lã branca. Tossi um pouco. Ela não acordou. Então, deitei chá nas duas chávenas. Estava frio.»


Minha review no GoodReads





Patrick Modiano- Prémio Nobel da Literatura, 2014
"a arte da memória que utilizou para evocar os destinos humanos mais inalcançáveis e para revelar o universo da ocupação [alemã]"


A Rua das Lojas Escuras foi publicado em 1978, e foi o primeiro livro de Modiano a ganhar o Prémio Goncourt.
Um detective privado, amnésico que procura descobrir a sua identidade. É um bom livro, mas não consegui sentir grande empatia com as personagens, e às tantas já não estava muito interessada em saber se Guy era Pedro ou era Jimmy.