Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Mitologia Nórdica - Neil Gaiman


             

Título: Mitologia Nórdica

Série: 

Autor: Neil Gaiman

Data de Leitura: 19/01/2023 ⮞ 22/01/2023

Classificação: 


Sinopse

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.


Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.


Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.


“Neil Gaiman é uma máquina humana de criar histórias.” Washington Post



Minha review no GoodReads


Mais um retelling de um pequeno conjunto de histórias sobre a mitologia nórdica.


É uma leitura agradável, com alguns momentos divertidos, mas com uma escrita demasiado simples que me fez recordar aquelas adaptações de livros para crianças.


Tal como na mitologia grega estes mitos nórdicos foram criados cheios de detalhes exuberantes, e não consigo encontrar nada disso aqui.


Aquilo que retiro desta leitura:


a) Se já tens conhecimentos, mesmo que poucos, da mitologia nórdica não vale a pena leres isto, é preferível gastar o dinheiro em algo bom;

b) Se não conheces absolutamente nada da mitologia nórdica então pesquisa na wikipedia, ficas mais bem servida e é de borla.