Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Lições de Química - Bonnie Garmus


             

Título: Lições de Química

Série: -

Autor: Bonnie Garmus

Data de Leitura: 22/01/2023 ⮞ 29/01/2023

Classificação: 


Sinopse

Elizabeth Zott não é uma mulher comum. Aliás, Elizabeth Zott seria a primeira a dizer que a mulher comum não existe. Mas estamos no início dos anos sessenta e a sua equipa de trabalho no Instituto de Pesquisa Hastings é exclusivamente masculina. Elizabeth pode ter sido uma das melhores alunas do curso de Química (foi), mas todos os colegas esperam que seja ela a ir buscar cafés ou fazer fotocópias (não será). Há, porém uma exceção: Calvin Evans, um jovem brilhante que se apaixona por ela. Entre eles, a química é a sério.

Mas tal como na ciência, a vida nem sempre segue uma linha reta. Anos mais tarde, Elizabeth é mãe solteira e a estrela relutante do programa de culinária mais amado da América, o Jantar às Seis. A sua abordagem à cozinha é extravagante (“combine uma colher de sopa de ácido acético com uma pitada de cloreto de sódio”) e revolucionária (mais do que apresentar receitas, ela está a incentivar um número crescente de mulheres a desafiar o mundo). A sua popularidade irrita muita gente.

Longe dos holofotes, Elizabeth também usa a ciência para alimentar o corpo irrequieto e a mente subversiva da filha de quatro anos, Madeline, bem como o espírito crítico de Seis e Meia, o cão. Mas o seu destino parece eternamente adiado. Conseguirá ela cumprir o que em tempos um grande amor profetizou num sussurro?

Elizabeth Zott, ainda vais mudar o mundo.



Minha review no GoodReads


E. Zott é uma mulher defensora dos direitos femininos, independente, agnóstica, não favorável ao casamento, química de profissão e investigadora da teoria segundo a qual os seres vivos nascem de matéria inorgânica - abiogénese.


Só que este pacote todo passa-se nos anos 50 do século passado e quem detinha todo o poder eram os homens, por isso ela é gozada, diminuída, agredida, violentada, menosprezada…expulsa da faculdade e, mais tarde, vê o seu trabalho publicado e assinado pelo seu anterior director.

Pelo meio apaixona-se por Calvin, (view spoiler) arranja um cão, pratica remo, engravida, e torna-se uma celebridade quando apresenta o programa de televisão Jantar às Seis, que mistura a culinária e a química.


Elizabeth é a imagem da mulher com garra, destemida, obstinada, que luta pela igualdade de direitos, mas também é uma mulher movida por um sentimento de vingança.


Houve algumas coisas que me fizeram torcer o nariz e revirar os olhos:

🙄 um cão demasiado inteligente, com os seus pensamentos e opiniões;

🙄 as mortes sempre em acidentes absurdos;

🙄 a plateia no programa Jantar às Seis tão aberta a colocar em prática ideias progressistas e mal vistas pela esmagadora maioria da população;

🙄 a precocidade de Mad que aos 4/5 anos lê Charles Dickens.


Tornou tudo um pouco fantasioso.


De qualquer forma é um tempo bem passado.