Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Canção Doce - Leïla Slimani

             




Título: Canção Doce

Série: -

Autor: Leïla Slimani

Data de Leitura: 12/01/2023 ⮞ 15/01/2023

Classificação: 


Sinopse

Mãe de duas crianças pequenas, Myriam decide retomar a actividade profissional num escritório de advogados, apesar das reticências do marido. Depois de um minucioso processo de selecção de uma ama, o casal escolhe Louise. A ama rapidamente conquista o coração dos pequenos Adam e Mila e a admiração dos pais, tornando-se uma figura imprescindível na casa da jovem família.

O que Myriam e Paul não suspeitam - ou não querem ver - é que a sua pequena família é o único vínculo de Louise à normalidade. Pouco a pouco, o afecto e a atenção vão dando lugar a uma interdependência sufocante, com o cerco a apertar a cada dia, até desembocar num drama irremediável.

Com um olhar incisivo sobre esta pequena família, Leila Slimani aponta o foco para um palco maior: a sociedade moderna, com as suas concepções de amor, educação e família, das relações de poder e dos preconceitos de classe. Com uma escrita cirúrgica e tensa, eivada de um lirismo enigmático, o mistério instala-se desde a primeira página, um mistério que é tanto sobre as razões do drama como o das profundezas insondáveis da alma humana.


PRÉMIO GONCOURT 2016, o mais importante prémio literário francês.



Minha review no GoodReads


Logo nas primeiras páginas do livro ficamos a saber o desfecho desta história:


O bebé morreu. Bastaram alguns segundos. O médico garantiu que ele não sofreu. (…) Adam morreu. Mila vai sucumbir aos ferimentos., e foi a ama que os matou!


Canção Doce não é um livro de investigação policial. É uma história de pessoas, de relacionamentos, de dependência e negligência, de classes, de preconceitos, de migrantes, de racismo e xenofobia, de saúde mental. É uma história que incomoda, que nos angustia e tira-nos da nossa zona de conforto. Tudo narrado de forma crua e visceral.