Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] A Beleza É Uma Ferida - Eka Kurniawan

    


         

Título:  A Beleza É Uma Ferida

Série: -

Autor: Eka Kurniawan

Data de Leitura: 12/08/2020 ⮞ 28/09/2020

Classificação: 


Sinopse

A vida da prostituta mais procurada da fictícia Halimunda, Dewi Ayu, e das quatro filhas é marcada por estupros, incestos, assassinatos e fantasmas – muitas vezes vingativos. Astuta, destemida e engenhosa, Dewi levanta-se do túmulo após 21 anos para contar a própria história e desvendar alguns mistérios. Mas talvez a principal razão para o forte desejo de voltar à vida seja visitar sua quarta filha, a quem ela deu à luz antes de morrer. Seu nome é Beleza, mas foi abençoada com a feiura que Dewi tanto desejou para afastar a família da maldição da beleza. Ao contar essa história, Eka Kurniawan, o aclamado escritor indonésio, faz uma crítica mordaz ao passado conturbado da sua jovem nação: a ganância do colonialismo; a luta caótica para a independência; a ocupação japonesa; o assassinato de um milhão de “comunistas” em 1965, seguido por três décadas de governo despótico de Suharto. Combinando folclore, sátira e a formação da Indonésia, a voz inconfundível de Kurniawan – inspirada em Melville e Gogol – traz originalidade e relevância para a literatura contemporânea e oferece aos leitores o prazer na linguagem exuberante usada para descrever uma carnificina; defendendo simultaneamente a força necessária para sobreviver.


Minha review no GoodReads


Numa tarde de fim de semana em março, Dewi Ayu levantou-se do túmulo onde estava enterrada havia 21 anos.


Com um início destes pensei que iria gostar bastante do livro, principalmente da combinação de realismo mágico com ficção histórica, só que não!

Nem sei bem o que dizer sobre a obra!! Percebo que seja uma grotesca alegoria da história da Indonésia, que esteja cheia de humor negro e absurdos, mas também está cheia de exageros.

Os pontos menos negativos:
- As informações históricas que o autor passa: a colonização holandesa, a ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, a purga comunista de 1956-1966 que resultou numa estimativa de 500.000 a 3 milhões de mortes, seguidos de três décadas do domínio despótico de Suharto.

- Realismo mágico: o lutador à prova de balas que é atraído para Halimunda em busca da princesa mais bela do mundo, apenas para descobrir que ela está morta há séculos; O porco que uma vez morto se transforma num homem.

Os pontos negativos:
- A violência nas suas mais variadas formas.
- Há violações, muitas violações. As mulheres só servem para ser violadas. A violência sexual está presente em quase todas as páginas.
- Assassinatos e mais assassinatos, mortes, mortes, e mais mortes.
- Pedofilia e Zoofilia a dar c'um pau.



Indonésia