Título: Wolf Hall
Série: Thomas Cromwell #1
Autor: Hilary Mantel
Data de Leitura: 08/09/2019 ⮞ 31/10/2019
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
Inglaterra, década de 1520. Henrique VIII está no trono, mas não tem herdeiros. O cardeal Wolsey é o conselheiro do rei encarregue de obter o divórcio que o papa recusa conceder. Neste ambiente de desconfiança e necessidade aparece Thomas Cromwell, primeiro como secretário de Wolsey, e depois como seu sucessor. Cromwell é um homem muito original: filho de um ferreiro bruto, é um génio da política, um subornador, um galanteador, um arrivista, um homem com uma habilidade incrível para manipular pessoas e aproveitar ocasiões. Implacável na procura dos seus próprios interesses, Cromwell é tão ambicioso nos seus objectivos políticos como nos seus objectivos pessoais. O seu plano de reformas é implementado perante um parlamento que apenas zela pelos seus interesses e um rei que flutua entre paixões românticas e fúrias brutais.
De uma das melhores escritoras contemporâneas, Wolf Hall explora a intersecção de psicologia individual com objectivos políticos. Com uma grande variedade de personagens e uma rica sucessão de incidentes, recua na história para nos mostrar a Inglaterra dos Tudor como uma sociedade em formação, que se molda a si própria com grande paixão, sofrimento e coragem.
Minha review no GoodReads
Ascensão ao poder de Cromwell
Queda do Cardeal Thomas Wolsey
O desejo de divórcio de Henrique VIII
A oposição de Thomas More
Uns cinquenta Thomas, Annes e Marys a dar com um pau, e todos com 3/4 títulos diferentes
Gostei da escrita de Hilary Mantel, mas achei o livro maçudo, e por vezes tornou-se um soporífero sem contra-indicações.