Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Temporada de Furacões - Fernanda Melchor

  



Título: Temporada de Furacões

Série: -

Autor: Fernanda Melchor

Data de Leitura: 20/04/2024 ⮞ 26/04/2024

Classificação: 


Sinopse

Nesta obra multipremiada de uma das vozes mais entusiasmantes da literatura sul-americana, o romance policial e a história de terror se encontram para traçar um retrato de um México sem lei nem esperança. Uma experiência literária hipnótica e devastadora. A Bruxa está morta. Um grupo de crianças encontrou o seu corpo mutilado a flutuar num canal de irrigação. Esta descoberta macabra leva a polícia de La Matosa, um lugar perdido no México, a procurar os envolvidos no crime. Cada um contará a sua versão dos acontecimentos, abrindo as portas de um inferno de violência e abandono, onde as drogas, o sexo, a pobreza e o desespero convivem com a superstição e a mitologia, traçando o retrato assustador de um México sem lei nem esperança. 


Minha review no GoodReads


Este mundo é dos vivos, pontificou; e se te agachas, esmagam-te.

Com o assassinato da Bruxa, Fernanda Melchor abre as portas do inferno que é a vila de La Matosa, deixando-nos sem um segundo de descanso.
Este é o ponto de partida das histórias de uma série de personagens, na sua maioria jovens, que vivem numa comunidade pobre, brutal, cheia de desespero e com um futuro sem possibilidades que os leva a cometer ações terríveis.

Fernanda Melchor explora o lado mais sombrio do ser humano. La Matosa é um beco sem saída.



(…) La Matosa era uma terra reles (…)

Tudo gira em torno de álcool, drogas e sexo.
Um local onde impera a misoginia, a violência que está enraizada na sociedade como normal e não tem consequências, perpetuando-se; onde os rumores estigmatizam inocentes, a homofobia e a transfobia prevalecem e os abusos estão ao virar da esquina.
A solidão, a miséria, a ignorância, o vício, a violência, a corrupção e os abusos estão presentes em cada página, enquanto a homossexualidade é estigmatizada, a vulgaridade prevalece e o desamparo é uma constante.

Assim como os furacões, este romance é devastador.