Título: Tudo é Rio
Série: -
Autor: Carla Madeira
Data de Leitura: 16/03/2022 ⮞ 19/03/2022
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Por este livro passa um rio. Em sua correnteza, a obsessão de três personagens que não sabem desistir. Com uma narrativa profundamente sensível, Carla Madeira nos convida para uma aventura corajosa pela natureza humana, em toda a sua complexidade.
Minha review no GoodReads
No podcast Daria um Livro há uma entrevista com a escritora Martha Medeiros em que lá pelas tantas ela aconselha alguns escritores brasileiros, Paulo Scott, José Falero e Carla Madeira. Decidi começar pela Carla Madeira.
Com uma escrita envolvente CM conta-nos a história do casal Dalva e Venâncio e de Lucy, a prostituta mais despudorada da cidade. Uma história onde se entrelaçam paixões, violência, conflitos, remorsos e perdão. A realidade é dura e crua, e muitas vezes só pondo o dedo na ferida e escarafunchando é que se provocam discussões e se derrubam tabus.
Quanto ao final da história, odiei! Mas, não serão estes finais mais comuns do que gostaríamos?
Você pede perdão, e o perdão faz o que por todos nós? Faz esquecer? Faz cicatrizar as feridas de Bambu? Você acha que o perdão pode apagar o medo e a solidão que Dalva sentiu, fazer ela desver o que viu? O perdão não muda o passado, nunca se esqueça disso, meu filho. O passado é eterno.
(…)
O perdão faz o quê? Faz o quê? O amor estava perdido, com ou sem perdão, nunca mais o amor de antes. Sangrava uma hemorragia de amputação. Nenhum castigo seria maior do que esse.