Título: Açúcar Queimado
Série: -
Autor: Avni Doshi
Data de Leitura: 10/11/2023 ⮞ 20/11/2023
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Uma história de obsessões e traição. Uma história de amor envenenada, cujos protagonistas, ao contrário do que seria de esperar, não são dois amantes: são mãe e filha.
Na sua juventude, Tara era uma rebelde. Abandonou o seu casamento infeliz e foi viver para um ashram, uma comunidade espiritual hindu, mendigou nas ruas - porque a família abastada lhe fechou a porta de casa - e passou anos a correr atrás de um artista sem eira nem beira, com a filha a reboque. Hoje, é uma mulher com falhas de memória, que paga o salário da empregada a dobrar e se esquece do gás ligado durante a noite. A filha, agora adulta, vê-se obrigada a cuidar de uma mãe que nunca quis saber dela em criança.
Acutilante e cáustica, Avni Doshi faz-nos questionar não só até que ponto conhecemos as pessoas que nos são mais chegadas, mas também em que medida conhecemos os nossos próprios limites.
Minha review no GoodReads
Mentiria se dissesse que a infelicidade da minha mãe nunca me deu prazer.
Esta frase agarrou-me logo, envolveu-me totalmente, e só lá mais para a frente, mais ou menos a 1/3 do fim, é que o encanto se quebrou um bocado. Há partes que se arrastam com demasiada explicação, demasiada introspecção e é precisamente por isso que não leva as 5 estrelas.
É um relato íntimo entre filha e mãe, marcado pelas feridas do abandono e da negligência, mas mantido por algo que não é exatamente amor.