Título: Inferno
Série: Robert Langdon #4
Autor: Dan Brown
Data de Leitura: 06/07/2013 ⮞ 26/07/2013
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda de um pesadelo, num hospital. Desorientado e com um ferimento à bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi parar ali.
Ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, Langdon tem um choque. Ele nem se lembra de ter deixado os Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas.
Quando um novo atentado contra a sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks.
De posse de um macabro objeto que Sienna encontrou no paletó de Langdon, os dois têm que seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Mais uma vez superando as expectativas, Dan Brown nos leva por uma viagem pela cultura, pela arte e pela literatura italianas – passando por lugares como a Galleria degli Uffizi, o Duomo de Florença e a Basílica de São Marcos.
Minha review no GoodReads
Florença e Veneza, duas das minhas cidades preferidas foram o motivo para ler este livro.
Inferno de Dante Alighieri um livro que está cá em casa há anos e que finalmente fiquei curiosa para ler, foi a consequência de ter lido este livro.
Há sempre muita controvérsia quando falamos de Dan Brown. Há quem goste, quem não goste e quem ache que gostar deste tipo de leituras o inferioriza em termos literários.
Pois bem, eu gosto e acho que é sempre um tempo bem passado quando nos divertimos com aquilo que lemos.
Como em todos os livros de Dan Brown (aliás a fórmula é sempre a mesma) a história é engraçada, actual, cheia de suspense, conspirações e reviravoltas. Aliado a tudo isto há sempre o factor histórico que ao longo dos livros nos leva a pesquisar para enriquecermos o nosso conhecimento e/ou muitas vezes relembrar locais e monumentos que visitámos e que vimos num outro contexto.
Dos livros de Dan Brown espero sempre um momento bem passado e Inferno não foi excepção.
Gostei de passear (em ritmo de fuga) com Langdon pelas ruas de Florença e Veneza e relembrar todos os locais onde também estive, gostei da particularidade da sua companheira de aventura se chamar Sienna (outra cidade lindíssima perto de Florença), gostei das descrições de Istambul, uma cidade com tanta história que fica marcada para, quem sabe, um dia fazer uma visita.
A parte mais científica dos livros de DB é sempre a que gosto menos e faz com que seja difícil dar-lhe 5 estrelas. Embora seja um livro de ficção gostava de ver algum realismo em algumas questões que são apresentadas.
Mas, é ficção e muito realismo também torna a “coisa” chata.