Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Peter Pan - J.M. Barrie

 


Título: Peter Pan

Série: -

Autor: J. M. Barrie

Data de Leitura: 26/03/2017 ⮞ 29/03/2017

Classificação: ⭐⭐


Sinopse

Peter Pan quer ser eternamente menino. Na história criada pelo escritor escocês J.M.Barrie e publicada pela primeira vez no início do século XX, Peter e a fada Sininho levam seus amigos Wendy, João e Miguel para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca, onde o tempo não passa. Uma sucessão de aventuras espera a turma. Eles vão se deparar com um navio pirata e ter que enfrentar o temível Capitão Gancho, conhecer a aldeia dos índios e os meninos perdidos. Uma história cheia de emoções e mensagens.



Minha review no GoodReads


Peter Pan juntamente com Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá são as minhas histórias favoritas no que diz respeito à literatura infantil.

Depois de ter relido Alice, em Novembro de 2016, achei que era altura de regressar à Terra do Nunca.

Esta edição brasileira da Zahar é fantástica, comentada e ilustrada (Francis Donkin Bedford) e com uma apresentação enorme que deve ler-se no fim de forma a evitar os muitos spoilers que lá estão. Infelizmente não encontrei em Portugal nenhuma edição deste clássico com qualidade que se assemelhe a esta.

J.M. Barrie inventou Peter Pan quando contava histórias aos filhos de um casal amigo. Há quem diga que o nome Peter foi inspirado no amigo Peter Davies, há quem diga que tenha sido uma homenagem ao irmão David que morreu acidentalmente e que por isso permaneceria jovem para sempre. Controvérsias à parte Pan é o nome do Deus grego das florestas.



Peter Pan é para ser lido com a mente aberta e deixar a magia acontecer.

"- Sabe, Wendy, quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso dele quebrou em milhares de pedaços e todos eles saíram pulando, e esse foi o começo das fadas."

As personagens estão muito bem construídas. Cada uma com a sua característica e personalidade.

Ao contrário da imagem que temos, Peter Pan é um menino atrevido, arrogante e orgulhoso. Ao mesmo tempo é leal aos meninos perdidos. É o menino que não quer crescer!

Wendy é ingénua, sonhadora e carinhosa. É uma contadora de histórias.


Sininho é irrequieta, ciumenta e leal a Peter Pan.

Os meninos perdidos “são as crianças que caem dos carrinhos quando as babás estão distraídas. Se ninguém vai buscar essas crianças em sete dias, elas são mandadas para um lugar bem longe, a Terra do Nunca, para ajudarem nas despesas.”

As aventuras destas crianças são sempre acompanhadas de grandes batalhas e grandes matanças.

Os piratas e principalmente o Capitão Gancho servem para meter medo. No entanto eles conseguem ser mais engraçados do que propriamente medonhos.


Este é um livro para crianças, mas também para adultos. Afinal um pouco de magia, aventura, e sonho não faz mal a ninguém.


“Só quem é alegre, inocente e desalmado consegue voar.”