Título: Decameron
Série: -
Autor: Giovanni Boccaccio
Data de Leitura: 16/05/2017 ⮞ 17/05/2017
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Raríssimas obras têm o privilégio de fundar uma tradição. O Decameron, de Giovanni Boccaccio, é certamente uma delas. Escrito em meados do século XIV, ele estabelece um padrão para o que viria a ser o conto ficcional. O livro reúne cem narrativas contadas por sete damas e três cavalheiros que, a fim de escapar da peste que assolava Florença, se recolhem numa vila senhoril e, para passar o tempo e celebrar a vida, narram histórias uns aos outros. Nos 700 anos do nascimento de seu autor, a Cosac Naify comemora a data com este volume de dez novelas selecionadas, traduzidas e prefaciadas por Maurício Santana Dias, todas ilustradas por Alex Cerveny. Além disso, reproduz páginas de manuscritos iluminados por Boccaccio, que também foi um exímio copista.
Minha review no GoodReads
Decameron (vocábulo com origem no grego antigo: deca, "dez", hemeron, "dias", "jornadas") é uma colecção de cem novelas escritas por Giovanni Boccaccio entre 1348 e 1353.
A obra é considerada um marco literário na ruptura entre a moral medieval, em que se valorizava o amor espiritual, e o início do realismo, iniciando o registo dos valores terrenos, que veio redundar no humanismo; nele não mais o divino, mas a natureza dita o móvel da conduta do homem.
A estrutura do Decameron, obra-prima de Boccaccio, é formada por um conjunto de cem novelas, divididas em dez "jornadas" - onde dez jovens narradores se revezam em torno de um tema no qual cada um deve expor uma história que seja com este relacionada.
Nesta edição de luxo da Cosac Naify, com ilustrações magnificas de Alex Cerveny, apenas 10 dessas novelas são seleccionadas.
Tem uma breve introdução, sem grandes pretensões interpretativas, mas que acentua os aspectos medievais do livro.
É uma selecção de novelas que me soube a pouco. O Decameron completo já está na minha lista de leituras a fazer.
1 – Novela de Ciappelleto da Trava - ★★★★★
2 – Novela de Andreuccio da Perugia - ★★★★★
3 – Novela de Masetto da Lamorecchio - ★★★★☆
4 – Novela de frei Alberto da Imola - ★★★★★
5 – Novela de Nastagio degli Onesti - ★★★★★
6 – Novela de Federigo degli Alberighi - ★★★★★
7 – Novela de Guido Cavalcanti - ★★★★☆
8 – Novela de Peronella -★★★★★
9 – Novela de Calandrino - ★★★★☆
10 – Novela de Natan do Catai - ★★★★★