Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Boneca de Luxo - Truman Capote



Título: Boneca de Luxo

Série: -

Autor: Truman Capote

Data de Leitura: 11/06/2017 ⮞ 14/06/2017

Classificação: ⭐


Sinopse

Em 1958, numa América ainda não imune ao espectro da guerra fria e já marcada por uma certa ânsia de transgressão, Boneca de Luxo parecia consubstanciar verdadeiramente o espírito da época e, ao mesmo tempo, propor uma filosofia de vida capaz de converter os modelos severos da moral puritana numa prática pura de alegria, da "irreflexão", da vitalidade.

Holly Golightly, a extraordinária protagonista, é uma rapariga alegremente avessa às convenções sociais e às conveniências, que se orienta nas sua opções por uma profunda moralidade, feita de solidariedade, de gestos generosos, de absoluta falta de malícia, e que, precisamente por isso, infringe as obtusas normas de moral burguesa. Com a pequena corte de indivíduos "esquisitos" de que se rodeia, constitui um núcleo que involuntariamente prefigura uma socialidade diferente, mais aberta e, afinal de contas, mais feliz. Mas o mundo que a circunda não aceita facilmente a sua ingénua atitude contra a corrente, e Holly será obrigada a pagar por isso: envolvida sem culpa numa questão de droga, acabará por se libertar, mas será abandonada pelo homem com quem estava para casar. E, todavia, o conformismo não triunfa, já que a rapariga parte, pronta a recomeçar a sua vida noutro lado, com uma carga vital quiçá acrescida.

Divertido, fascinante, perfeitamente equilibrado do ponto de vista estilístico, este romance é, sem dúvida, a obra mais feliz e agradável da actividade literária de Truman Capote - apesar de estarmos na presença de um apaixonado e firme empenho de denúncia civil.



Minha review no GoodReads

Com uma linguagem directa e crua e com uma narração na primeira pessoa muito bem feita, Truman Capote, conta-nos a ascensão e queda de Holly, uma provinciana que foi para a grande cidade, Nova Iorque, para vencer no mundo do espectáculo.

Holly, uma defensora da liberdade, é uma personagem complexa, envolvente, divertida, rude com os inimigos mas também com os amigos, exagerada e a maioria das vezes desagradável, mas é isto tudo junto que a fazem espectacular.

É um livro cheio de dualidades. É divertido, mas simultaneamente triste, uma jovem que é um furacão de desinibição, mas também um doce de ingenuidade. É uma leitura que gera vários sentimentos, mas no final adorei.