Título: Um, Dó, Li, Tá
Série: Helen Grace #1
Autor: M.J. Arlidge
Data de Leitura: 14/11/2016 ⮞ 18/11/2016
Classificação: ⭐⭐⭐
Sinopse
DOIS REFÉNS. UMA BALA. UMA DECISÃO TERRÍVEL. SACRIFICARIA A SUA VIDA PELA DE OUTRA PESSOA?
Uma jovem rapariga surge dos bosques após sobreviver a um rapto aterrador. Cada mórbido pormenor da sua história é verdadeiro, apesar de incrível. Dias mais tarde é descoberta outra vítima que sobreviveu a um rapto semelhante.
As investigações conduzem a um padrão: há alguém a raptar pares de pessoas que depois são encarcerados e confrontados com uma escolha terrível: matar para sobreviver, ou ser morto.
À medida que mais situações vão surgindo, a detetive encarregada deste caso, Helen Grace, percebe que a chave para capturar este monstro imparável está nos sobreviventes. Mas a não ser que descubra rapidamente o assassino, mais inocentes irão morrer?
Um jogo perigoso e mortal num romance de estreia arrebatador e de arrasar os nervos, que lembra filmes como Saw, Enigma Mortal e A Conspiração da Aranha.
Minha review no GoodReads
Tive algumas dificuldades em classificar este livro!
O início é bom, sombrio, com tensão, suspense, alguns apontamentos de terror psicológico. A acção passa-se tão rapidamente que por vezes é difícil ter noção da passagem do tempo.
Os capítulos com flasbacks da infância vão dando pistas para descobrirmos quem realmente é a assassina. Já os capítulos de Helen com Jake não acrescentam absolutamente nada à história.
As personagens parecem inacabadas. Falta consistência a todas elas. Não gostei do estereótipo de que uma mulher para ser bem sucedida e ocupar cargos de chefia tem que ser solteira, sem filhos, workaholic e badass.
O fim do livro foi escrito às pressas, parece inacabado. A assassina morre, mas ficam demasiadas coisas sem explicação e resposta.