Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] Império à Deriva - Patrick Wilcken

 


Título: Império à Deriva

Série: -

Autor: Patrick Wilcken

Data de Leitura: 29/08/2016 ⮞ 09/12/2016

Classificação: ⭐⭐


Sinopse

Em 1807, no auge das guerras napoleónicas, o príncipe regente português D. João tomou auma decisão extraordinária. Apesar de horrorizado com a ideia de uma viagem marítima, optou por transferir toda a Corte e o Governo para a maior colónia de Portugal, o Brasil.

Com as tropas francesas a apertar o cerco a Lisboa, um total de 10.000 aristocratas, ministros, sacerdotes, e criados, sobe a bordo das frágeis embarcações da frota portuguesa. Após uma difícil viagem transatlântica sob escolta britânica, desembarcaram imundos, cheios de piolhos e esfarrapados, para grande surpresa dos súbditos do Novo Mundo.

A transferência da Corte e do governo português para o Brasil deu incício a um período único de governo imperial a partir dos trópicos, que durou treze anos. O Rio de Janeiro não tardou a ser beneficiado com uma nova Ópera, um luxuriante Jardim Botâncio e um Paço Real - uma Versailles Tropical - tendo como esplêndico pano de fundo montanhas revestidas de vegetação luxuriante. Mas esta fachada metropolitana só parcialmente obscurecia a actividade brutal daquele que era o maior porto de escravos das Américas. Enquanto Patrick Wilcken dá vida a este período extraordinário, combinando ricos testemunhos contemporâneos com uma evocação plena de ideias do único momento na História em que a realeza europeia viveu numa colónia.


Minha review no GoodReads

Em apenas 328 páginas temos uma verdadeira aula de história.

Como eu gostava de ter lido este livro quando andei no liceu, talvez as aulas de história, em particular sobre este período, tivessem sido mais interessantes.

Um excelente trabalho de investigação, uma linguagem cuidada, mas acessível.

Só tenho pena que tenham que ser estrangeiros a escrever sobre a nossa história.