Título: A Amiga Genial
Série: L'amica geniale #1
Autor: Elena Ferrante
Data de Leitura: 17/10/2016 ⮞ 22/10/2016
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
A Amiga Genial é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.
Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.
Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja.
Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.
O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue.
A Amiga Genial tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse.
Minha review no GoodReads
Se não fosse o Exmo. Sr. Presidente da República Prof. Marcelo Rebelo de Sousa eu jamais compraria este livro. Não gostei do título, detestei a capa, e a sinopse não me encheu as medidas.
Mas com todo o “hype” à volta de Elena Ferrante resolvi lê-lo.
Fiquei rendida!
Não é fácil escrever sobre relações humanas, e ainda é mais difícil escrever sobre a amizade no feminino. Elena Ferrante fá-lo com uma delicadeza e acutilância perfeitas.
Amiga genial é simultaneamente uma declaração de amor e uma vingança de Lenú a Lila que resolve apagar o seu rasto.
É um livro que se lê devagar, que nos vicia e hipnotiza.
A escrita é arrebatadora, profunda, forte, rica nos detalhes e no vocabulário e com uma honestidade desconcertante que nos emociona. A história é simples, as personagens autênticas.
Pronta para o História do Novo Nome