Translate

Pesquisar neste blogue

[Opinião] O Pintassilgo - Donna Tartt

 


Título: O Pintassilgo

Série: -

Autor: Donna Tartt

Data de Leitura: 29/12/2014 ⮞ 25/02/2015

Classificação: ⭐⭐


Sinopse

Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.

Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração.
O pintassilgo é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino.


Minha review no GoodReads

na realidade são 2.5

Parece que está na moda escrever calhamaços!!

Donna Tartt foi uma estreia e acho que vai ficar por aqui.

Este é um daqueles livros que devia ter menos 300/350 páginas. Talvez assim eu tivesse dado mais 1 estrelinha (estou cada vez mais forreta a dar estrelas).
Adorei o início do livro! Está bem escrito, as personagens são interessantes e bem desenvolvidas, há uma vontade de saber o que afinal acontece com o quadro O Pintassilgo mas lá pela página 150/200 as coisas mudam e torna-se um romance YA com apontamentos de policial barato.
As descrições tornam-se repetitivas e monótonas, com particular destaque para todas as partes relativas às drogas.
As personagens tornam-se chatas e depressivas e aquilo que podia ter sido uma leitura interessante tornou-se um aborrecimento.