Título: A Jesuíta de Lisboa
Série: -
Autor: Titus Müller
Data de Leitura: 05/08/2015 ⮞ 08/08/2015
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Antero Moreira de Mendonça odeia os Jesuítas. Quando em 1755 um terramoto de proporções bíblicas arrasa a cidade de Lisboa e os Jesuítas pregam publicamente a fúria de Deus, o jovem entusiasta das ciências naturais vê chegada a oportunidade de se vingar da Companhia de Jesus. No entanto, Gabriel Malagrida, o líder dos Jesuítas a quem o povo reconhece poderes proféticos, revelar-se-á um opositor à altura. Contando com a ajuda de Leonor, filha de um comerciante alemão, Antero irá conseguir escapar-se ao cadafalso e à masmorra. Aquilo que Antero desconhece é que Leonor se conta entre os fiéis seguidores da ordem jesuíta. Que partido acabará o coração de Leonor por tomar? O de Antero ou o dos seus correligionários jesuítas?
Minha review no GoodReads
3º livro do desafio férias do clube de leitores em português
Romance histórico - um dos meus temas favoritos
Lisboa - A cidade! Bela e única.
Terremoto 1755 - assunto que me fascina
Na realidade são 4,5*.
Em relação ao terremoto pouco ou nada há a acrescentar. É um assunto mais que estudado e relatado.
Gostei bastante do modo como o autor "entrelaçou" os factos verídicos com a história de Antero, Leonor e Salima.
O desenvolvimento da trama está muito bem construído, as personagens bem desenvolvidas e as descrições feitas ao longo do livro dão-nos a possibilidade de passear pela cidade de Lisboa como se estivéssemos realmente naquela época.
O único ponto negativo, embora compreenda a intenção, é a forma bastante humana e racional de Bento, o cão de Salima.
Nunca tinha lido nada deste autor, Titus Müller, e nem sei se em Portugal haverá mais algum livro dele editado mas é certamente alguém a seguir.